quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Qual o texto Bíblico que mas me chama atenção e por quê?


  by Biólogo Jéferson Marques 

Resposta:

Gênesis 1. 1-31 e Gênesis 2. 1-3

Esse é o primeiro texto da Bíblia e narra a criação do Universo, da Terra, de todos os seres vivos da Terra e da criação do ser humano. Vou separar aqui alguns dos motivos pelo qual o texto me chama a atenção:

Gn 1.1 No principio, crio Deus os céus e a terra
Gn. 1.2 A terra, porém estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo...
Gn. 1.3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz
Gn. 1.6 E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.
Gn. 1.9 Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca....
Gn. 1.11 E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem sementes e árvores frutíferas que dêem fruto .......
Gn. 1.20 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
Gn. 1.21 Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoaram as águas ....
Gn. 1.24 Disse também Deus: produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos ....
Gn 1.26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem .....
Gn 2. 1-3 Deus conclui a Criação e descansa

                        Porque esse texto me chama a atenção?
                        Primeiro gostaria de dizer que sou Biólogo, tenho Mestrado em Bioquímica, sou professor de Ciências e Biologia e também trabalho como Biólogo.
                        Nasci em um lar evangélico. Fui educado dentro dos pensamentos cristãos e sempre me considerei um crente em Cristo. Tinha a bíblia como uma verdade absoluta. Porém, depois que comecei a cursar a Faculdade, me deparei com teorias que devido a todos os seus argumentos científicos não poderiam ser questionadas. Algumas dessas teorias foram até experimentadas dentro das hipóteses que iam surgindo. Diante de vários fatos algumas se tornaram Leis, ou seja, são irrefutáveis. A química, a física, a matemática é repleta de leis. A biologia tem poucas, mas também tem. O Dogma Central da Biologia é: DNA produz DNA que produz RNA que produz proteína.
                        Diante de tantas teorias, leis e dogmas científicos eu passei a acreditar que o texto do Gênesis que narra a Criação do Universo, da Terra e do ser humano era uma simples alegoria. Foi só quando eu fiz o mestrado em bioquímica e comecei a comparar algumas teorias evolucionistas com o texto de Gênesis 1. 1-31 que fui percebendo como as teorias se encaixavam.
Vou descrever agora a teoria do bioquímico russo Alexander Oparin com relação a formação da vida na Terra.  

1-       No princípio a Terra não passava de uma grande massa quente por dentro e, a medida que girava ia esfriando por fora.  Em outras palavras, sem forma e vazia (Gn. 1.2).
2-       Matérias mais leves tais como gases hidrogênio, oxigênio e dióxido de carbono faziam parte da atmosfera primitiva da Terra. O Hidrogênio ao combinar-se o oxigênio transformou-se em vapor de água. À medida que a temperatura da Terra ia esfriando, o vapor de água se transformava em água liquida (chuva) que caia e preenchia as partes mais baixas da Terra formando rios, mares e oceanos, Gn. 1.9.
3-       Os primeiros seres vivos se formaram na água, provavelmente bactérias simples. Algumas dessas bactérias eram fotossintetizantes, ou seja, transformação energia luminosa em energia química. A partir dessas bactérias surgiram outros seres fotossintetizantes, provavelmente os primeiros vegetais da Terra, que eram bem simples como os musgos (lodo) depois os pteridófitos (avenca) depois as gimnospermas (pinheiros) e por ultimo as angiospermas. Observe que primeiro vieram os vegetais simples (musgos e avencas) depois os que tem apenas sementes mas não tem flor (pinheiros) e por ultimo os vegetais completos, com flor, sementes e frutos. Em Gênesis  1. 11 a seqüência é: relva, erva que dêem sementes e por fim árvores frutíferas.
4-       Depois surgiram os animais que evoluíram provavelmente de bactérias heterotróficas, ou seja que não fazem fotossíntese. 1.20-24.
5-       Por ultimo em todas as teorias evolucionistas o ser humano surge como uma das ultimas espécies a evoluírem na Terra, Gn. 1.26

Ao perceber esta seqüência eu fiquei sem duvida nenhuma impressionado  como um texto escrito há mais de três mil anos põe a formação da Terra, criação dos seres vivos e do homem de um modo que só agora em meados do século 20 os cientistas puderam vir a deduzir.
Isto me fez aumentar minha fé na palavra de Deus e reconhecer que a Bíblia é sem duvida nenhuma inerrante.

Um comentário: